III Ciclo de Palestras

 

É com enorme satisfação que anunciamos o III Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos Modernidade Ibérica. O evento será realizado entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2019 no prédio do PPGHIS de 9 às 12 horas. O Ciclo de Palestras é uma realização do Grupo de Estudos Modernidade Ibérica (GEMI) com o apoio do Laboratório de História, Poder e Linguagens (LHPL) e o Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas (PPGHIS).

O GEMI foi criado em 2011 com o objetivo de reunir investigadores brasileiros dedicados a refletir sobre o Reino português, nos seus mais diversos aspectos, durante a Época Moderna. Valorizando a pesquisa empírica e o diálogo com as metodologias e as abordagens contemporâneas, propõe-se a descortinar temáticas já consagradas pela historiografia luso brasileira sob diferentes prismas, bem como introduzir novos objetos na cena da produção do conhecimento histórico.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através deste formulário.

Os trabalhos deverão ser submetidos no endereço modernidadeiberica [at] gmail.com

Informamos ainda que é necessário a participação de dois dias de evendo para o recebimento do certificado.

 

Regras para submissão de trabalhos:

Os originais deverão ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, formato A4. Os artigos terão a dimensão máxima de 15 páginas, incluídas bibliografia e notas de rodapé. Já as resenhas terão a dimensão mínima de 2 e a máxima de 5 laudas.

Serão aceitos artigos com, no máximo, quatro autores. As contribuições deverão ser originais e inéditas, exceto quando forem traduções autorizadas de artigos publicados originalmente em outro idioma.

Com o objetivo de reduzir os custos de publicação, solicitamos aos autores que procedam à revisão ortográfica e gramatical do material a ser apresentado. Nesse sentido, a ausência de revisão detectada pelo Conselho Consultivo e/ou pelo Conselho Editorial será motivo para recusa do texto em questão.

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas entre aspas. Citações acima de três linhas devem compor um novo parágrafo, com recuo de 4 cm à direita e fonte Times New Roman 11, espaçamento simples.

As ilustrações deverão ser digitalizadas em .jpg ou .png, com resolução entre 100 e 150 dpi e inseridas no corpo do próprio texto. Observe-se que as mesmas devem apresentar título, posicionado acima da imagem (Ex.: Figura 1 - Mosaico encontrado na cidade de Antioquia, século IV), e abaixo desta, a fonte (Ex.: Fonte: Autor (2016, p. 5).

Logo abaixo do título, virá o nome do autor, com uma nota de rodapé informando seus dados biográficos (titulação, instituição a qual se encontra filiado, título da pesquisa em andamento, órgão financiador (se for o caso), e e-mail).

Em seguida, deverá ser feito um resumo informativo em português, com versões em inglês ou francês de, no máximo, dez linhas, explicando o assunto principal do artigo. Após os resumos, serão mencionadas três palavras-chave em português e três em inglês ou francês.

As remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas, como se segue:

  1. “Não resta dúvida que a capacidade para agir é a mais perigosa de todas as aptidões e possibilidades humanas” (ARENDT, 1972, p. 95).
  2. Segundo Revel (1998, p. 19), a mudança da escala de análise é essencial para a definição da micro-história.

As notas, sempre de natureza explicativa, deverão ser posicionadas no rodapé, jamais ao final do texto.

As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:

Obra completa

ARIÈS, P. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

Capítulo de obra 

DARNTON, R. História da leitura. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 199-236.

Artigos

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, v. 5, n. 11, p. 173-91, 1991.

Trabalho completo publicado em Anais

SIQUEIRA, Silvia M. A. Considerações sobre o tema mulher na Antiguidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS CLÁSSICOS/XII REUNIÃO DA SBEC, IV. Anais… Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2001.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910