Mesa Redonda: Juízes e justiça no Oitocentos
![](https://lhpl.ufes.br/sites/lhpl.ufes.br/files/styles/imagem_conteudo/public/field/image/mesa_do_evento_do_projto.jpg?itok=rBNMy5Ue)
Entre os dias 21 e 23 de junho, a equipe de especialistas da Ufes se reuniu com os membros externos (São Paulo e Espanha) para aferir o estágio dos levantamentos e as primeiras conclusões. Houve uma mesa redonda aberta ao público no dia 21/6 . Nos demais dias, os pesquisadores e colaboradores (alunos de pós-graduação e iniciação científica) discutiram os resultados dos levantamentos realizados. Decidiu-se pela organização de um catálogo com todas as obras levantadas, assim como pela continuidade das pesquisas com revistas.
Numa época de extrema judicialização da política, especialmente no Brasil, um grupo de investigadores da História do Direito resolveu perscrutar a cultura jurídica cominada por juízes nas maiores cortes de Justiça do país. A investigação incide sobre o Oitocentos por se tratar do grande século de implantação do Estado brasileiro e, ao mesmo tempo, do princípio do império da lei dentro da tradição do civil law. A equipe compreende que, no Brasil, o império da lei conviveu com certo regime de juízes da tradição anterior que vigia no Antigo Regime das monarquias europeias. A base empírica da pesquisa constitui-se do acervo dos manuais de direito publicados entre os anos de 1780 e 1916 no Brasil, assim como os periódicos especializados como o Espelho da Justiça, a Gazetta dos Tribunaes e a Revista da Ordem dos Advogados.
Programação
Abertura: Mesa Redonda - Juízes e Justiça no Oitocentos
Dr. Calos Garriga - EHU/UPV
Dr. Andréa Slemian - Unifesp
Dra. Adriana Campos - Ufes
Dra. Valesca Raizer - Ufes
Dr. Hermes Zaneti - Ufes
Local: Auditório do CCHN - Ufes
Dia: 21/6
Horário: 19h
Reunião de Pesquisa - Os manuais de Direito século XIX
Local: Bárbara Weinberg II sala 103
Dia: 22/6
Horário: 10h-12h e 15h-18h
Reunião dos Coordenadores da Pesquisa
Local: Auditório do CCHN - Ufes
Dia: 21/6
Horário: 19h